18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Concertos Promenade trazem o universo de Dom Quixote de la Mancha ao Coliseu

Concertos Promenade trazem o universo de Dom Quixote de la Mancha ao Coliseu, antes da pausa de verão

Na manhã do próximo domingo, 19 de junho, o Coliseu Porto Ageas apresenta "O Retábulo de Mestre Pedro", uma obra do compositor espanhol Manuel de Falla composta a partir de um episódio do clássico de “Dom Quixote de la Mancha”, de Cervantes. A história desta mini ópera, que explora o jogo entre a realidade e a ficção, será contada através da música da Orquestra Filarmonia das Beiras e das marionetas da S. A. Marionetas.

 

Manuel de Falla (1874-1946) estreou esta obra musical e dramática em 1923, com excelente receção por parte do público até aos dias de hoje. A história é integralmente retirada do grande romance da literatura espanhola "Dom Quixote de La Mancha", de Miguel de Cervantes, e consiste numa cena em que o protagonista Dom Quixote e Sancho Pança assistem num retábulo a um espetáculo de marionetas sobre cavaleiros medievais, mouros e cristãos. 

 

A certa altura, Dom Quixote confunde a realidade com a história que está a ser contada pelas marionetas e julga-se no próprio cenário em que a princesa cristã Melisende é presa e depois perseguida pelos mouros. Impulsivo, Dom Quixote decide entrar em ação para ajudar os cristãos no seu combate, e acaba por fazer graves estragos nas marionetas e no próprio retábulo onde se exibe o espetáculo.

 

Nesta Sessão Descontraída*, a música será interpretada pela Orquestra Filarmonia das Beiras, com direção musical de Rita Castro Blanco.A interpretar Dom Quixote vai estar Tiago Matos, Mestre Pedro terá a voz de Pedro Cruz e Vera Silva interpreta a personagem Trujamán. Finalmente, nas marionetas teremosJosé Manuel Valbom Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre.

 

Os comentários de Jorge Castro Ribeiro e o design multimédia de Sara Botelho completam estaexperiência lúdica para as famílias e crianças que, uma vez por mês, podem descobrir os segredos e curiosidades de um repertório eclético de concertos e espetáculos comentados, com a participação de diversas orquestras e convidados especiais.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 06:00:30

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...