16 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Prémio Nacional Literário João de Deus | Poesia 2021 atribuído à obra "Frentes de Fogo"

 

 

A obra “Frentes de Fogo” de A. M. Pires Cabral, Tinta da China Edições, é a vencedora da 1.ª Edição do Prémio Nacional Literário João de Deus | Poesia 2021, organizado pelo Município de Silves.

 

A Presidente Rosa Palma, congratula-se com a atribuição do prémio a uma produção de alto nível poético e literário, que cruza elementos mundanos com a sabedoria da vida, revelando um escritor de carreira reconhecida, de grande maturidade e com experiência multifacetada em diversos géneros literários, salientando ainda o elevado número de obras propostas a concurso e a inegável qualidade poética de muitas dessas criações.

 

O prémio no valor de 10 mil euros, contempla bienalmente uma obra publicada de autor português, visa homenagear a memória do insigne Poeta João de Deus, exímiorepresentante da cultura nacional, bem como a promoção e incentivo de produções literárias na língua portuguesa.

 

A cerimónia de entrega do prémio terá lugar no dia 8 de março de 2022, no âmbito das comemorações do 192.º aniversário do nascimento de João de Deus, em São Bartolomeu de Messines.

 

O júri, constituído por José António Gomes, Catherine Dumas e Violante Magalhães decidiu, por maioria, contemplara obra poética do escritor transmontano, frisando que «traz uma voz consolidada, com registo poético próprio, crítica, simultaneamente auto irónica. Nestes poemas, ecoam de forma melancólica, mas não menos esperançosa, a sabedoria que vem “Da inútil idade” e a corajosa resistência ao “espírito do tempo” e ao pensamento dominante. Com exímio rigor na composição e na harmonia entre som e sentido, cruzam-se memória e escrita, vida e morte, o local e o universal».

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 28 de maio de 2022 – 16:48:58

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...