18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Contos por Carta - Uma nova forma de ler histórias

 

O projeto Contos por Carta da editora Lêleh Land nasceu no confinamento de 2021, quando o acesso aos correios era limitado, impossibilitando assim o envio dos livros já publicados.

 

Como poderia uma pequena editora fazer chegar as suas histórias às crianças e trazer-lhes um pouco de magia? Como poderia usar os envelopes pré-pagos, a opção mais segura, para contar histórias?

 

Neste processo, Sofia Caessa, diretora criativa, e Leonor Vantache Vaz, revisora, tiveram de repensar um novo formato de leitura.


Sofia e Leonor imaginaram crianças saturadas pelas aulas online e pelo uso constante da tecnologia. Imaginaram como seria uma lufada de ar fresco estas crianças receberem uma carta, escrita somente para si, contando parte de uma grande aventura.


Olharam para o livro Augui e o Mistério do Vale das Fadas – o livro com mais vendas – e decidiram reconstruí-lo. Olharam para além da história contada num livro ilustrado e criaram novas camadas de aventura, novas abordagens a temáticas importantes.

 

Deram mais corpo às personagens e mais ênfase aos valores que queriam transmitir. Criaram um novo formato de leitura - no fundo, uma experiência sensorial.


O conceito é simples: cada semana a criança recebe uma carta, endereçada a si. No decorrer de sete semanas a criança vai recebendo as sete cartas que contam partes de uma grande aventura.

Contos por Carta


Uma nova forma de ler históriasPara além das cartas, a criança recebe um caderno, que usará como diário de bordo que pode ser ilustrado com os autocolantes e desenhos recebidos ao longo da viagem.

 

Juntamente com as cartas vêm também cartões de reflexão para incentivar a criança a pensar sobre valores humanos como a bondade, a coragem, a sabedoria. Mais do que uma história para ler, os Contos por Carta são uma experiência participativa, fomentando o entusiasmo e a autonomia na leitura e escrita.


Neste primeiro Contos por Carta a criança entra na aventura do livro Augui e o Mistério do Vale das Fadas, onde a Augui – avó feiticeira – e a sua neta Filú têm a missão de salvar as Fadas da Magia. As fadas tinham sido congeladas no tempo e, sem o pó das suas asas, a magia começou a desaparecer e com ela a bondade e o amor. A Augui e a Filú têm de encontrar cinco ingredientes secretos para fazer uma poção especial.

 

A criança acompanhará então esta missão e terá um papel mais ativo ao ver esta aventura a desenrolar-se quase em simultâneo.


Saiba mais no website do Contos por Carta: www.contoscarta.pt

Sobre a Editora Lêleh Land


A Lêleh Land é uma editora portuguesa que cria livros infantis. Cria histórias que assentam em fortes valores humanos, contêm personagens ativas – em especial personagens feminina – e desconstroem os estereótipos de inimigo ou “mauzão”.

 

A editora surgiu em finais de 2018 e já conta com três publicações: dois livros da série Augui e um chamado “Quem tem Medo do Halloween?”.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 02:50:12

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...