Crise pandémica não suspende Prémio Literário Fernando Namora da Estoril Sol

 

 

Em prol da dinamização das Letras portuguesas, a Estoril Sol renova, este ano, a atribuição do Prémio Literário Fernando Namora, apesar da crise pandémica de Covid-19 que assola o País e o Mundo.

 

O prazo de recepção das obras concorrentes termina este ano, excepcionalmente, no próximo dia 31 de Julho, tendo em conta a fase de desconfinamento progressivo que o País  ainda atravessa.

 

Com um prestigiado Júri presidido por Guilherme d’Oliveira Martins, o Prémio Literário Fernando Namora, na sua 23ª edição, destina-se a galardoar uma obra de ficção (romance ou novela), de autor português, editada em 2019, desde que o escritor não tenha sido premiado nas três edições anteriores. Instituído pela Estoril Sol, em 1988, este prestigiado galardão tem o valor pecuniário de 15 mil euros, sendo de periodicidade anual.

 

Julieta Monginho foi a vencedora, por unanimidade do júri, em 2019, com o seu romance “Um Muro no Meio do Caminho”. É de sublinhar que Mário de Carvalho (1996 e 2008) e Teolinda Gersão (2001 e 2015) foram duas vezes galardoados. Nas anteriores edições, foram distinguidos, ainda, João de Melo, Maria Isabel Barreno, Urbano Tavares Rodrigues, Manuel Alegre, Armando Silva Carvalho, António Lobo Antunes, Nuno Júdice, Miguel Real, Mário Cláudio, Luísa Costa Gomes, Gonçalo M. Tavares, Paulo Castilho, José Eduardo Agualusa, Bruno Vieira do Amaral, Afonso Cruz, Ana Cristina Silva e Carlos Vale Ferraz.

 

O Júri, além de Guilherme D`Oliveira Martins, que preside, em representação do CNC – Centro Nacional de Cultura, integra, ainda, José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores; Maria Carlos Gil Loureiro, pela Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas; Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários; e, ainda, Maria Alzira Seixo, José Carlos de Vasconcelos e Liberto Cruz, convidados a título individual, além de Dinis de Abreu, em representação da Estoril Sol.

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...