14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Cancelamento do Festival Amadora BD 2020

 

 

O Amadora BD é um dos maiores acontecimentos no panorama cultural e artístico nacional, no âmbito da banda desenhada.

 

Anualmente, o evento acolhe mais de 30.000 visitantes, aos quais oferece a oportunidade de usufruir de um núcleo de exposições variado, de uma programação paralela diversificada, de uma área comercial consolidada e de sessões de autógrafos e apresentações com autores e agentes especializados nacionais e internacionais.

 

Nos últimos 30 anos, o Amadora BD assumiu-se como uma plataforma de divulgação e valorização da banda desenhada e foi através desta arte que construiu uma relação de proximidade com os autores, as editoras e o público.

 

A banda desenhada tem reforçado a sua presença no universo editorial, verificando-se um aumento gradual das edições em Portugal. Também na comunidade escolar, a atenção dedicada a esta arte enquanto instrumento pedagógico tem adquirido especial importância.

 

O Amadora BD tem sido, também, responsável pelo despertar deste interesse, uma vez que, anualmente, conta com a participação de mais de 1000 alunos, provenientes de escolas de todo o país, que aguardam expectantes pela oportunidade de interagir com os seus ídolos.

 

Enquanto evento que celebra a banda desenhada e cuja missão é permitir o usufruto de uma experiência de entretenimento e de enriquecimento cultural por parte do público, é importante considerar que a realização do evento nos moldes habituais estaria condicionada pela ausência de livre circulação e pelo comprometimento do bem-estar e do conforto de todos os visitantes, que esperam de uma iniciativa desta natureza a oportunidade de conviver com os autores que admiram, adquirir livros e objetos que colecionam, aprender novas competências numa oficina, fruir da produção de banda desenhada numa exposição ou de uma curta-metragem de animação em família.

 

A Câmara Municipal da Amadora considera a segurança e a proteção da sua população e da comunidade escolar como uma prioridade.

 

Desde logo e perante a confirmação de um cenário pandémico global, o Município procurou assegurar os serviços essenciais e os cuidados de saúde primários, sobretudo, aos mais vulneráveis.

 

Esse desígnio mantém-se, assim como, a preocupação em garantir o bem-estar e a saúde pública de todos os amadorenses.

 

Pelos motivos apresentados, a Câmara Municipal da Amadora informa que a edição de 2020 do Amadora BD não será realizada nos moldes habituais.

 

Assim, todas as iniciativas que constavam da programação ficarão sem efeito, tendo por base as recomendações da Direção Geral de Saúde e da Delegação de Saúde do Município.

 

Contudo, face ao impacto da iniciativa na atividade artístico-cultural da cidade, é incontornável assinalar o Amadora BD.

 

Por isso, a Câmara Municipal da Amadora encontra-se em fase de planeamento de uma alternativa adequada e adaptada às circunstâncias atuais, nomeadamente com a comemoração do 90.º aniversário do Mestre José Ruy, com o apoio à edição em português e a produção de banda desenhada durante o período de pandemia.

 

A Câmara Municipal da Amadora agradece o envolvimento, o empenho e a dedicação de todos os colaboradores, editores, autores, agentes culturais e artísticos, comissários, cenógrafos, e demais parceiros, que contribuem para o sucesso e a longevidade deste evento e que partilham do afeto, da união e do companheirismo que se instituiu, ao longo das últimas décadas, entre todos os amigos do Amadora BD.

 

A Câmara Municipal da Amadora demonstra a sua disponibilidade para continuar a apoiar a produção de banda desenhada, através da divulgação e promoção dos seus autores.

 

Juntos, contribuímos para a melhoria, a sustentabilidade e o crescimento do Amadora BD.

 

Para 2021, só poderemos esperar um regresso renovado e repleto de entusiasmo pelo melhor da banda desenhada nacional e internacional.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 7 de agosto de 2020 – 20:39:03

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...