14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

OPA 2020: processo de formação decorre em julho com 12 novos talentos selecionados. Formação inclui workshops de Sam The Kid, Fumaxa e Fred Stone.

 

 

A OPA - Oficina Portátil de Artes é um projeto pedagógico e artístico de raiz intercultural, promovido há mais de dez anos pela Associação Sons da Lusofonia e apoiado pela Vereação da Cultura da CML, que se integra na programação de espaço público preparada pela EGEAC.

As candidaturas para a edição OPA 2020 decorreram ao longo do mês de junho, sendo que no total 65 novos projetos oriundos de 11 municípios diferentes da Área Metropolitana de Lisboa candidataram-se à Open Call.

68% das candidaturas foram de MCs e novos cantores, sendo que o segundo grupo de artistas que mais participaram foram produtores e compositores, representando 20% das inscrições. A OPA recebeu candidaturas de novos talentos dos 16 aos 38 anos.

O número de inscrições na OPA triplicou face ao número de candidaturas recebidas em 2019 e face a estes excelentes resultados, o número de vagas disponíveis para a formação OPA 2020 passou de 8 para 12 de forma a alargar o acesso à formação ao maior número de projetos possível, dando continuidade aos valores base da OPA.

Os projetos selecionados para a OPA 2020 são (por ordem alfabética):
- Adilan
- Chakuth
- Deadflyingthings
- F40
- Krayy
- Kra Z Mic
- Noiatt
- Noledge
- SKB Angola
- Sking G & Leo-OFG
- Tender Grasp
- Zeka
Mais informação sobre todos os projetos selecionais aqui.

 

FORMAÇÃO OPA 2020:

A formação OPA 2020 vai integrar mais 4 projetos do que em edições anteriores, num total de 12 novos talentos, e integra duas vertentes: sessões de formação online e sessões de formação presencial.

As sessões digitais estarão disponíveis nas redes sociais da OPA (Facebook, YouTube e Instagram) através de vídeos pedagógicos sobre diversos assuntos importantes para a construção de uma carreira na indústria musical. As sessões online serão abertas a toda a comunidade, promovendo a inclusão e formação de vários públicos.

Estas sessões são encabeçadas por variados profissionais da indústria musical de todos os quadrantes: do agenciamento à assessoria de imprensa, do management à distribuição, da composição à produção musical, entre outros.

As sessões presenciais, dirigidas exclusivamente aos projetos selecionados do processo de candidaturas / open call 2020, decorrem em espaços já parceiros da OPA 2020 (Lisbon Sound Society e World Academy) e dividem-se em vários workshops com alguns dos maiores nomes do hip hop e da indústria musical em Portugal como: Sam the Kid, Fumaxa e Fred Stone. 

Num segundo momento das sessões presenciais, os projetos selecionados têm acesso a sessões de formação com o Francisco Rebelo no âmbito de produção musical na World Academy e a ensaios para a grande apresentação ao vivo OPA 2020 que acontece a 1 e 2 de agosto em live stream.

Programação da formação OPA - Oficina Portátil de Artes 2020:

Sessões presenciais:
- Ritmo às Palavras - Workshop com Sam the Kid;
- Beat Making / Produção de instrumentais - Workshop com Fumaxa;
- Live Streaming / Como preparar um setup para diretos para o instagram, YouTube e Facebook - Workshop com Fred Stone e Francisco Rebelo;
- Performance ao vivo - Francisco Rebelo
- Instrumentais e Backing Tracks para concerto - Francisco Rebelo
- Preparação para concerto e Live streaming - Francisco Rebelo

Sessões online:
- Estratégias de comunicação / Criação de conteúdos / Gestão de redes - Com Sara Espírito Santo, responsável pela Sara Does PR e Bernardo Queirós
- Management e Edições Independentes - Com Tomás Martins, responsável pelo conceito ocriador.pt e Sente Isto.
- Booking e Agenciamento - Com Helena Pedro e Ana Moitinho da Radar dos Sons.
- Distribuição digital e Direitos de autor - Com representantes da SPA, GDA, Altafonte, Audiogest e ainda Tomás Martins (Sente Isto).
- Direitos e deveres cívicos - Com Carlos Martins (Presid. Ass. Sons da Lusofonia) e representante da EGEAC/CML/DMC .

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 11 de agosto de 2020 – 21:36:45

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...