18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Estoril Sol desafia novos escritores com Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís

 

Prazo de candidaturas até 31 de Julho

 

Com o desígnio de impulsionar a ficção portuguesa, a Estoril Sol volta a lançar, este ano, o concurso para o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, não obstante a crise pandémica de Covid-19 que está a colocar tão exigentes e complexos desafios ao País.

 

Em homenagem a Agustina Bessa-Luís, a Estoril Sol mantém, assim, esta relevante iniciativa cultural em busca de novos talentos. Trata-se de uma oportunidade irrecusável para todos os candidatos a escritores. O Júri é presidido por Guilherme D`Oliveira Martins.

 

É de referir que, a título excepcional, e tendo em consideração a fase de desconfinamento que o País enfrenta,  o prazo de recepção das obras concorrentes à 13ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís termina no próximo dia 31 de Julho.

 

Com o intuito de facilitar o aparecimento de novos valores, o júri aboliu, desde 2016, a cláusula que impunha o limite dos 35 anos de idade para os concorrentes, o que permitiu agilizar o Regulamento do Prémio.

 

Com a extinção dessa norma considerada restritiva, a Estoril Sol foi ao encontro do desejo manifestado por numerosos candidatos ao concurso, que estavam impossibilitados de nele participarem. Mantém-se, contudo, a obrigatoriedade do romance concorrente ser inédito, e de autor português, “sem qualquer obra publicada no género”.

 

O Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís terá o valor de 10 mil euros e, nos termos do Regulamento, será publicado pela Editora Gradiva, que mantém uma parceria com a Estoril Sol, desde o início deste projecto.

 

O Júri, além de Guilherme D`Oliveira Martins, que preside, em representação do CNC – Centro Nacional de Cultura, integra, ainda, José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores; Maria Carlos Gil Loureiro, pela Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas; Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários; e, ainda, Maria Alzira Seixo, José Carlos de Vasconcelos e Liberto Cruz, convidados a título individual, além de Dinis de Abreu, em representação da Estoril Sol.

Periodicidade Diária

terça-feira, 19 de março de 2024 – 06:12:04

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...