15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Sintra - Dia Internacional dos Arquivos assinalado no digital

 

O Dia Internacional dos Arquivos é assinalado a 9 de junho e, para não deixar passar a data, o Arquivo Municipal de Sintra disponibiliza online dois fundos documentais.

 

O Dia Internacional dos Arquivos é habitualmente comemorado, pela Câmara Municipal de Sintra, com visitas e um Dia Aberto. Este ano, e em consequência do surto de COVID-19, as visitas presenciais não serão possíveis pelo que serão disponibilizados dois fundos documentos no site do Arquivo Municipal de Sintra.

 

O primeiro é o fundo familiar Bolarte Dique Bandeira Nobre, família que habitou na Quinta do Vinagre, em Colares, desde meados do século XVII até inicio do século XX. Esta foi uma família de enorme prestigio na comunidade local e integrou alguns membros que se destacaram, também, no panorama nacional, como o Custódio José Bandeira que ocupou cargos como Juiz dos Direitos Reais, deputado da Junta de Comércio, tesoureiro da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa ou Almoxarife da Repartição das Águas de Colares.Trata-se de um fundo relevante, constituído por 1230 registos, cuja informação contribui para o conhecimento e valorização da história local mais concretamente da região de Colares.

 

Pode consultar toda a informação AQUI

 

O outro fundo documental disponibilizado, foi outrora produzido pela paróquia de São João Degolado da Terrugem e é constituído por 327 documentos cujas datas extremas são: 23 de novembro de 1565 a 24 de abril de 1883.Trata-se de uma circunscrição administrativa eclesiástica secular cuja fundação remonta a 11 de junho de 1527 quando se autonomizou da paróquia de Santa Maria do Arrabalde à qual pertencia desde 1426 como capelania autónoma. Os fundos paroquiais têm sido muito valorizados pelos investigadores que se dedicam à produção de estudos genealógicos. Deste conjunto documental destacamos os róis de confessados produzidos no início do século XVIII.Esta série documental reflete a atividade do pároco a quem competia proceder ao arrolamento anual de todos os fregueses em idade para se confessar e comungar. Estes registos testemunham e caracterizam de forma exaustiva o tecido social das comunidades que retratam.

 

Poderá aceder a esta informação AQUI.

 

De referir também que a Câmara Municipal de Sintra integra a Rede Portuguesa de Arquivos (RPA), sendo possível aceder a toda a  informação do arquivo de Sintra, através do Portal Português dos Arquivos – plataforma agregadora da informação arquivística de todos os aderentes.

Periodicidade Diária

quarta-feira, 23 de setembro de 2020 – 05:47:57

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...