18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Museu Municipal de Tavira reabre no Dia Internacional dos Museus

 

 

No próximo dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, reabre o Museu Municipal de Tavira com a inauguração, pelas 11h00, da exposição “A Principal do Reino do Algarve – Tavira nos séculos XV e XVI” com transmissão on-line.

 

O momento conta com as intervenções da Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Ana Paula Martins, do Chefe de Divisão de Cultura, Património e Museus, Jorge Queiroz, assim como com a leitura encenada da Carta de D. Manuel I pelo ator Vitor Correia.

 

“A Principal do Reino do Algarve - Tavira nos séculos XV e XVI” é uma exposição comemorativa, realizada com investigação multidisciplinar e fundamentação científica, educativa e didática, que procura explicitar, de forma sintética e acessível, as razões políticas, sociais, económicas e culturais que levaram D. Manuel I a elevar Tavira a cidade em março de 1520.

 

Esta foi realizada com a colaboração de duas dezenas de especialistas que participaram nos seminários preparatórios, apoio de vários museus, bibliotecas e arquivos portugueses. Nela o visitante poderá conhecer documentação histórica, cartas régias, livros e cartografia antiga, mapas e plantas, objetos de medição, obras de arte dos séculos XV e XVI, instrumentos de navegação e réplicas de naus, uma cota de malha e armamento militar diverso, reprodução de uma das tapeçarias de Pastrana, entre muitos outros elementos informativos.

 

Estão, ainda, disponíveis, no Museu Municipal de Tavira, as exposições “Dieta Mediterrânica, Património Cultural Milenar” (Palácio da Galeria), bem como “Tavira Islâmica” e “A escrita do Baixo Alentejo, das origens aos nossos dias” (Núcleo Islâmico).

 

Os interessados poderão visitar o Museu Municipal de Tavira, de terça a sábado, entre as 09h30 e as 14h30.

 

A abertura deste espaço encontra-se condicionada aos aspetos de segurança individual e lotação máxima nas salas de acordo com as normas emanadas pela Direção Geral de Saúde, sendo obrigatório o uso de máscara.

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 21:32:50

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...