14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

A revista Cinema está de volta!

 

 

Depois de alguns anos de interregno, a voz mais representativa do movimento cineclubista português volta a publicar-se para dar visibilidade às atividades dos muitos cineclubes espalhados pelo país, que continuam a oferecer um serviço público inestimável às comunidades onde se integram, mas também para recuperar momentos marcantes da história e da memória do cineclubismo em Portugal.

 

A revista começa precisamente pelos relatos de alguns dos cineclubes membros da Federação Portuguesa de Cineclubes. Ao longo das primeiras páginas, damos conta das principais actividades desenvolvidas pelos cineclubes em causa no primeiro semestre de 2019, tendo a consciência de que esta é apenas a ponta do iceberg, que esconde muito trabalho voluntário e associativo que é característica do movimento cineclubista português.

 

Mas o principal destaque deste número vai para o Prémio António Loja Neves, a quem dedicamos o dossier especial. Os seis filmes concorrentes à primeira edição deste prémio promovido pela Federação Portuguesa de Cineclubes foram vistos por especialistas que estudam e ensinam cinema, nomeadamente professores de cinema de universidades portuguesas e brasileiras. Aproveitamos para felicitar o cineasta moçambicano Sol de Carvalho e toda a equipa de Mabata Bata, o primeiro vencedor do Prémio António Loja Neves.

 

Em destaque temos ainda a conversa com Carlos Mesquita, histórico dirigente do Cineclube de Guimarães, e o texto da espanhola Elena Cordero Hoyo para a secção “Era uma vez...”, que aborda o percurso da surpreendente pioneira do cinema Virgínia de Castro e Almeida.

 

A secção Panorama apresenta dois textos pertinentes: Mariana Liz, a pretexto de uma conferência na Universidade de Lisboa, aborda os “futuros urbanos”; e Fernanda Barini Camargo fala da proveitosa relação entre Agustina Bessa-Luís e Manoel de Oliveira. A fechar, na secção Vária, apresentamos sugestões de leitura e de uma visita sobre o icónicoO Gabinete do Dr. Caligari à Solar – Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde.

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 19 de outubro de 2019 – 11:51:01

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...