18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Entrega do Prémio António Loja Neves

 

 

A Federação Portuguesa de Cineclubes (FPCC), em co-produção com a Medeia Filmes, apresenta no próximo dia 18 de Setembro às 21:30 a entrega do Prémio António Loja Neves.

 

Este é um prémio que visa homenagear o Cinema Africano de Expressão Lusófona e, de forma póstuma, um grande promotor destas cinematografias.

 

O filme vencedor desta primeira edição do Prémio é Mabata Bata de Sol de Carvalho (Moçambique, co-produção Promarte e Bando à Parte).

 

O Júri, constituído por Isabel Santos, Luís Filipe Rocha e Paulo Trancoso, considerou: “Um filme que se destaca pela sensibilidade do seu olhar humanista e solidário e pela actualidade da sua temática, mesclando com inteligência e delicadeza a tradição cultural africana com as feridas recentes e ainda não saradas da guerra civil em Moçambique.”

 

A cerimónia terá lugar no Espaço Nimas, em Lisboa, às 21.30h no dia 18 de Setembro e contará com a presença de Sol de Carvalho, realizador premiado, e do produtor Ricardo Freitas.

 

Seguir-se-á a exibição do filme premiado, Mabata Bata.

 

Este filme é baseado no conhecido conto de Mia Couto escrito em 1986, O Dia Em Que Explodiu Mabata Bata. É a adaptação do realizador Sol de Carvalho da história de Azarias, um jovem pastor órfão que um dia vê o seu melhor boi, Mabata Bata, explodir devido a uma mina terrestre deixada pelos combatentes da guerra que decorre no país. Este terrível acontecimento espoleta uma fuga para a floresta (por o rapaz temer represálias), seguido de um resgate, por parte da avó e do tio, que o tentam convencer a voltar.

 

Realização: Sol de Carvalho
Fotografia: Jorge Quintela
Som: Maurício D'Orey
Montagem: André Guiomar
Com: Emílio Bila, Wilton Boene, Medianeira Massingue

 

João Luis Sol de Carvalho nasceu na Beira, Moçambique, em 1953. Cresceu em Inhambane. Estudou no Conservatório Nacional de Cinema, em Lisboa, e trabalha como jornalista, editor e fotógrafo, bem como produzindo inúmeros documentários e programas de televisão. 

 

Os bilhetes têm um custo de 7€ ao público, e 5€ para os sócios dos Cineclubes que integram a Federação Portuguesa de Cineclubes. 

 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 04:41:15

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...