14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Abertura Noturna Gratuita do Palácio Nacional de Sintra

 

 

- Leito de Aparato do século XVII é peça única em Portugal e passa a integrar o circuito expositivo do Palácio

- Entrada livre mediante inscrição prévia (limite 2.500 pessoas)

- Iniciativa decorre das 20h30 às 00h30 (última entrada 00h00)

 

No próximo dia 14 de agosto, o Palácio Nacional de Sintra vai estar aberto à noite, para apresentar uma novidade no seu circuito museológico. Trata-se de um Leito de Aparato, em pau-preto de Moçambique e com decoração rica em prata lavrada, que foi produzido em Portugal no século XVII e é peça única em território nacional. Para dar a conhecer ao público esta cama rara no cenário mais apropriado – o ambiente noturno – as visitas são gratuitas e decorrem entre as 20h30 e as 00h30 (última entrada 00h00). O evento tem capacidade limitada a 2.500 pessoas e é necessária inscrição prévia.

 

O Leito de Aparato do século XVII, que agora integra a coleção do Palácio Nacional de Sintra, foi adquirido pela Parques de Sintra, em dezembro de 2016, e sujeito a trabalhos de conservação e restauro, entre 2017 e 2019. Pertenceu à Casa Ducal de Cadaval e reflete o elevado estatuto social e económico dos seus proprietários. Este tipo de cama não se destinava, porém, ao uso quotidiano. Era uma peça de mobiliário de valor simbólico e de ostentação, que se reflete nos materiais luxuosos de que é constituída. O seu uso pelas famílias reais e pela elite nobiliárquica estava associado a momentos marcantes na continuidade da dinastia ou da linhagem: casamento (fortalecimento da casa), nascimento (sucessão legítima da casa) e morte (perpetuação da memória).

 

Apenas se conhece um exemplar semelhante a este. Essa outra cama encontra-se em Espanha e faz parte do espólio da Basílica de Santa Maria de Elche, em Alicante. É igualmente de produção nacional e quase idêntica à que agora pode ser vista no Palácio Nacional de Sintra.

 

A incorporação deste Leito de Aparato no circuito expositivo deste monumento nacional oferece ao público a possibilidade de conhecer um exemplo notável da excecionalidade das artes decorativas portuguesas, que há muito estava referenciado por especialistas da área como devendo integrar o universo museológico nacional, dada a sua raridade.

 

A noite proporciona o contexto ideal para tomar contacto com esta peça e a respetiva época, que marcou a vivência deste Palácio e cuja memória ali se encontra viva. Para além disso, caso as condições climatéricas o permitam, será possível aceder à varanda dos aposentos da Rainha Maria Pia, recentemente abertos à fruição pública, e contemplar a Serra de Sintra e o Castelo dos Mouros sob o céu noturno.

 

A inscrição prévia online no site da Parques de Sintra (www.parquesdesintra.pt) é obrigatória. No dia do evento, a entrada será efetuada por ordem de chegada, dependendo o tempo de espera do número de participantes. No entanto, todos os inscritos que estejam no local até à hora da última entrada terão acesso garantido.

 

Sobre a Parques de Sintra - Monte da Lua

 

A Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos.

 

Em 2018, as áreas sob gestão da PSML (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam cerca de 3,5 milhões de visitas, cerca de 86% das quais por parte de estrangeiros. Recebeu, em 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018, o World Travel Award para Melhor Empresa em Conservação.

 

São acionistas da PSML a Direção Geral do Tesouro e Finanças (que representa o Estado), o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 24 de agosto de 2019 – 20:11:54

Pesquisar

 

20 de agosto

2005 - 2019, são 14 anos


- quase 3 milhões de fotos

de cerca de 60 desportos diferentes

 

- aproximadamente 46.000 notícias

de cerca de 225 desportos diferentes

 

- e muito mais
 

tudo

Ao Serviço do Desporto em Portugal

Obrigado aos nossos leitores!

 

 

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...