14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Palestra: “50 anos do Primeiro Homem na Lua", com o prof. Rui Agostinho, diretor do Observatório Astronómico de Lisboa na Biblioteca da Amadora

 

 

Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar a Lua, faz este mês 50 anos. 

Para assinalar esta efeméride, a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos promove, no dia 18 de julho, pelas 18h30, uma palestra sobre esta temática com o professor Rui Agostinho, diretor do Observatório Astronómico de Lisboa, no âmbito do Ciclo “Entre estações e estantes”.
 
Entrada livre. 

Não é necessária marcação prévia.
  
“50 anos do Primeiro Homem na Lua"

Para celebrar esta efeméride, serão abordados os múltiplos fatores do que foram (e são) as viagens espaciais.
Far-se-á uma abordagem realista do lançamento dum foguetão e do problema que é a mudança de trajetória para chegar à Lua e do seu regresso, com a reentrada na atmosfera terrestre. 
Tudo isto misturado com os factos históricos e com as imagens modernas da presença atual dos Módulos Lunares na Lua (os que lá pousaram) e das pegadas e equipamentos lá deixados pelos astronautas.
 
Sobre
Rui Agostinho, doutorado em Astronomia pela Universidade da Carolina do Norte – Chapel Hill (EUA), é professor auxiliar no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, diretor do
Observatório Astronómico de Lisboa, fundador e investigador do Centro de Astronomia e Astrofísica da UL, atualmente Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, fundador e sócio da Sociedade Portuguesa de Astronomia e da União Astronómica Internacional, membro da European Astronomical Society e da Sociedade Portuguesa de Física. Foi coordenador científico do projeto YALO, para utilização do telescópio de Yale no Observatório Inter-Americano de Cerro Tololo, no Chile. 
 
Rui Agostinho é responsável pela manutenção da Hora Legal no Observatório Astronómico de Lisboa e pelo serviço de distribuição da hora legal em Portugal. Desenvolveu módulos expositivos na Fundação Calouste Gulbenkian e no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, colaborou na revista Quo e é coautor do livro Vida: Origem e Evolução.

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, Nº 6  – Venteira
 
 

 

Periodicidade Diária

sábado, 24 de agosto de 2019 – 22:55:06

Pesquisar

 

20 de agosto

2005 - 2019, são 14 anos


- quase 3 milhões de fotos

de cerca de 60 desportos diferentes

 

- aproximadamente 46.000 notícias

de cerca de 225 desportos diferentes

 

- e muito mais
 

tudo

Ao Serviço do Desporto em Portugal

Obrigado aos nossos leitores!

 

 

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...