13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Matosinhos em Jazz – Avishai Cohen, Salvador Sobral, Joe Armon Jones e exposição inédita em Julho

 

 

O cartaz do Matosinhos em Jazz 2019 conta com Salvador Sobral, Avishai Cohen e Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Ricardo Toscano, Joe Armon Jones, Orquestra Jazz Matosinhos convida Fay Claasen, Bruno Pernadas, Susana Santos Silva e Inês Pimenta, que marcam presença no alinhamento do festival durante o mês de Julho. No mesmo espaço físico e temporal está patente uma exposição pública em que quatro artistas portugueses recriam capas icónicas do jazz mundial. O festival decorre durante o mês de Julho, todos os sábados e domingos, com atuações às 18h, mesmo no Coreto em frente à CM Matosinhos. 
 
Para o fim-de-semana de arranque do festival, (dia 6) o saxofonista Ricardo Toscano é já um nome incontornável da história do jazz nacional. Apesar da tenra idade (25), o músico destaca-se há muitos anos pelo seu arrojo artístico e visão progressivadojazz. Junto de elementos como João Pedro Coelho (piano), Romeu Tristão (contrabaixo) e João Lopes Pereira (bateria), o músico tem conquistado palcos e público por todo o país.No dia seguinte (dia 7), o cartaz destaca a compositora portuguesa Inês Pimenta para apresentação do álbum “Son of Daedalus”.
 
O pianista britânico Joe Armon Jones, que representa a nova cena jazz que nos invade a partir do Reino Unido tem sido destaque em todo o mundo, é peça fundamental dessa nova vaga (dia 13) e no dia seguinte (dia14) é a vez de Bruno Pernadasapresentar o seu multi-facetado trabalho musical com incursões várias a nível estilísticos que viajam do jazz ao afrobeat passando pelaimprovisação. No fim-de-semana de encerramento dos concertos no Coreto, o  Matosinhos em Jazzdesafiou e Salvador Sobral aceitou.Um concerto em pleno Coretono dia 20 de Julho para apresentar o mais recente trabalho “Paris, Lisboa”. No dia seguinte (dia 21) é a trompetista Susana Santos Silvaactuar com uma formação que inclui saxofone alto, flauta, piano, contrabaixo e bateria. 
 
O grande encerramento do festival é feito na Praça Guilhermina Suggia, em Matosinhos. “Good Times” Orquestra Jazz De Matosinhos Convida Fay Claasen (dia 26),uma voz única que se une numa só entidade sonora com a Orquestra Jazz de Matosinhos numa noite especial. 
 
A última noite do Festival fica a cargo de Avishai Cohen e da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, levando ao palco da Praça Guilhermina Suggia uma das maiores lendas do jazz dos tempos modernos. An Evening With Avishai Cohen And Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música (dia 27) marca o enceramentode mais uma edição do Festival Matosinhos em Jazz. 
 
No mesmo jardim onde consta o palco do festival (Coreto), está patente uma exposição de artistas, ilustradores, designers e fotógrafo.Braulio Amado, Kruella D’Enfer, Catarina Glam e Pedro MKK são os artistas convidados a recriar uma capa de um disco icónico do jazz mundial. O resultado das interpretações de cada um dos artistas fica exposto no Jardim Basílio Teles, junto à CM de Matosinhos, durante todo o mês de Julho. Entrada livre. 
 
MATOSINHOS EM JAZZ 2019
06/07 – Ricardo Toscano
07/07 – Inês Pimenta
13/07 – Joe Armon Jones
14/07 – Bruno Pernadas
20/07 – Salvador Sobral
21/07 – Susana Santos Silva
26/07 - GOOD TIMES” ORQUESTRA JAZZ DE MATOSINHOS CONVIDA FAY CLAASEN
27/ 07 - AN EVENING WITH AVISHAI COHEN AND ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO CASA DA MÚSICA
 
Obras recriadas

Naked City - JOHN ZORN (1990) /// Bráulio Amado
Lady in Satin - BILLIE HOLIDAY (1958) /// Kruella d'Enfer
Brilliant Corners - THELONIOUS MONK (1957) /// Catarina Glam
Getz/ Gilberto - STAN GETZ & JOÃO GILBERTO (1963) /// Pedro MKK
 
ARTISTAS CONFIRMADOS 
 
Ricardo Toscano_06 Julho 
Desde novo esteve ligado à música, aos treze anos entrou no Conservatório Nacional e dois anos depois na Orquestra Metropolitana de Lisboa. Lançou o ano passado “Ricardo Toscano Quartet”, primeiro álbum de originais do saxofonista, encara pela crítica como “aquele que o jazz português estava à espera”.
 
Inês Pimenta_07 Julho 
Inês Pimenta cedo se encontrou na música. Estudou-a até querer, e distraiu-se com afinco na Arquitectura, no design, no video, na ponderação e na timidez. Lança o seu EP, Son of Daedalus onde Ícaro é só a personificação daquilo que quer cantar. 
 
Joe Armon Jones_13 Julho 
Joe Armon-Jones combina a energia, com dinâmica e fluidez para um som maior. O álbum de estreia foi Starting Today é uma montra de ritmos alucinantes ao piano, que faz qualquer um viajar. 
 
Bruno Pernadas_14 Julho
Bruno Pernadas é um músico, compositor e produtor português. Licenciado em Música pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), em departamento de Jazz. Actualmente, está colabora com várias bandas e artistas e também está a participar na composição de dois novos filmes, Patrick de Gonçalo Waddington e Quatro homens em uma jangada de Orson Wells.

 
Salvador Sobral_20 Julho
Um ano depois da estreia de “Excuse Me” Salvador Sobral é convidado pela irmã Luísa Sobral para cantar a canção que seria vencedora do Festival da Canção em Portugal e Eurovisão, , “Amar Pelos Dois”. Lançou este ano o álbum París, Lisboa  
 
Susana Santos Silva_21 Julho
Susana Santos Silva é trompetista, improvisere compositora do Porto. Nos últimos anos, tem sido considerada pela imprensa internacional uma das vozes emergentes mais fortes do jazz contemporâneo. 

 
GOOD TIMES” ORQUESTRA JAZZ DE MATOSINHOS CONVIDA FAY CLAASEN_26 Julho 
A Orquestra Jazz de Matosinhos é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objectivo promover a criação, a investigação, a divulgação e a formação na área do Jazz. A convite da Orquestra de Jazz de Matosinhos, parece sempre natural, quando Fay Claassen canta em inglês, com composições originais ou padrões do "Great American Songbook”, com sua voz tocante para uma nova vida. 
 
AN EVENING WITH AVISHAI COHEN AND ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO CASA DA MÚSICA_27 Julho 
A Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música engloba um número permanente de 94 instrumentistas, o que lhe permite executar todo o repertório sinfónico desde o Classicismo ao Século XXI. É parte integrante da Fundação Casa da Música desde Julho de 2006. A convite da ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO CASA DA MÚSICA, Avishai Cohen é uma das maiores referências contemporâneas no contrabaixo de jazz, sendo compositor e vocalista. 
 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 20 de junho de 2019 – 05:24:23

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...