13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

2ª edição do Festival de 11 a 19 de outubro - Nova Arcada Braga Blues está de volta

 

 

A segunda edição do festival internacional de blues está a chegar a Braga! Com o apoio do Nova Arcada, o festival, que teve a sua primeira edição em 2017, volta à cidade que o acolheu de 11 a 19 de outubro. Esta iniciativa é resultado da ligação de Budda Guedes e Micha Rudowski a este estilo musical, estando a programação e produção do Nova Arcada Braga Blues a cargo da Editora Mobydick Records.

 

Com a cidade cheia de música e conversas sobre blues, este festival pretende, precisamente, ser uma celebração do género musical nas várias facetas que apresenta, não fosse o blues um estilo universal fruto da fusão de culturas europeias e africanas e muito bem acolhido em todo o mundo. Com o Nova Arcada Braga Blues, a cidade recebe vários momentos para os mais diversos públicos.

 

Durante cerca de uma semana, o programa é variado entre workshops, talks e concertos. E sim, há mais programação para 2018!

 

Para iniciar esta grande festa, dia 11 de outubro às 23h00 o Lustre recebe os Drums & Blues. É neste momento que vários artistas convidados se juntam a Nico Guedes e Rui Rodrigues em jeito warm up do Nova Arcada Braga Blues.

 

No dia seguinte, dia 12 de outubro, às 18h00  chega o momento em que os músicos da cidade se juntam no Nova Arcada para improvisar um blues feito e “servido! na hora. Nesse mesmo dia, às 23h00 na Casa Velha, o blues fica a cargo de Bueno Chico, uma banda da Galiza que vem apresentar o seu novo disco.

 

Dia 13 de outubro pelas 15h00 no Salão Mozart, Vitor Bacalhau, um dos nomes mais promissores do blues nacional, dará um workshop sobre a sua visão do blues onde explica as suas técnicas, sons, escalas, truques e magias. Às 23h00, é a banda lisboeta Li’l Twister que nos traz o seu blues rock electrizante, que irá contagiar todos os visitants do Pelle.

 

E a festa volta ao Nova Arcada no dia 14 de outubro às 17h00, quando Budda Guedes convida Rui Veloso para falar de blues. Um momento de destaque em que dois grandes artistas da música nacional se juntam numa conversa sobre a sua visão do blues e onde vão contar também várias histórias dos seus ídolos.

 

Já no dia 15 de outubro o Nova Arcada recebe, às 14h30, um Workshop de Ensemble Jazz para os alunos da JOBRA e, às 21h00, este mesmo grupo sobe ao palco mas, desta vez, para tocar blues. A JOBRA é uma escola profissional de Música, Dança e Teatro e, nesta edição, os alunos do curso de Instrumentistas de Jazz vão, não só, ter a oportunidade de aprender mais num workshop com Budda Guedes como também vão apresentar um concerto no qual vão partilhar a sua experiência musical.

 

No dia seguinte o trio de jazz portuense Small Trio vai surpreender todos os presentes na Brasileira com um momento de música de alta qualidade, pelas 18h00. Às 23h00, é a vez do trio bracarense Nuno Andrade Blues Drive apresentar o seu primeiro disco de originais no Setra.

 

A sueca Ida Bang junta-se a Budda Guedes, o artista considerado pela crítica o mais importante músico de blues nacional, para interpreter temas de ambos. O encontro está marcado para dia 17 de outubro, às 18h00, no Ferreira Capa. No mesmo dia, mas às 23h00, o Station Blues recebe a Peavey All Stars Jam Session, uma jam session protagonizada por vários músicos do festival e os nomes habituais das jam sessions de Braga, improvisando juntos numa festa que celebra o blues na sua forma mais pura.

 

E para terminar esta festa do blues em grande, o Theatro Circo recebe três concertos imperdiveis: dia 18 de outubro às 21h30 sobe ao palco Boo Boo Davis, o artista Americano que cantou com artistas como John Lee Hooker, Elmore James, Robert Pete Williams e muito mais. A 19 de outubro às 22h30 é a vez de Doug Macleod, o artista de blues acústico que viu as suas canções serem reinterpretadas por artistas como Albert King e Albert Collins,surpreender todos os presentes. O momento de encerramento, no mesmo dia às 22h45, fico a cargo de Ida Bang & The Blue Tears – o quinteto sueco que faz lembrar grandes nomes do mundo do blues como Janis Joplin, Allman Brothers, Tedeschi & Trucks Band, entre outros. Os bilhetes podem ser adquiridos online em https://bragablues.com/events/.

 

Numa segunda edição com ainda mais programação, a Cidade de Braga convida todos os interessados a participar numa semana cheia de blues, com o patrocínio principal do Nova Arcada. A programação completa e atualizada do Nova Arcada Braga Blues está disponível no site do festival em http://www.bragablues.com/.

 

 


 

quinta-feira, 18 de outubro de 2018 – 05:19:55

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...