18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Jornadas Europeias do Património 2015 - Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia recebe apresentação de obra sobre D. Luís de Ataíde

 

Inserida no programa local das Jornadas Europeias do Património, terá lugar no próximo sábado, dia 26 de setembro, pelas 18h00, no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, a apresentação da obra "Entre o Reino e o Império: a carreira político-militar de D. Luís de Ataíde (1516-1581)", da autoria de Nuno Vila-Santa.

 

Esta obra reflete um estudo exaustivo sobre a Casa de Atouguia desde a sua fundação até à morte de D. Luís de Ataíde, incidindo na pessoa de D. Luís de Ataíde, 3º Conde de Atouguia, sua vida, ascensão e relações que promoveu com as esferas de poder.

 

O trabalho, resultante de uma tese de doutoramento, é publicado pela Imprensa de Ciências Sociais, editora associada à Universidade de Lisboa.

 

A apresentação da obra estará a cargo de Alexandra Pelúcia, docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

 

“Entre o Reino e o Império”

 

D. Luís de Ataíde é uma figura incontornável na cronologia sebástica e henriquina. É figura conhecida pelos governos da Índia (1568-1571; 1578-1581), por ter sido indigitado, em 1577, como general para a projetada expedição a Marrocos e ainda por lhe ser atribuída a intenção de, a partir da Índia, socorrer o Prior do Crato, contra Filipe II, em 1580-81.

 

Partindo do aprofundamento da sua carreira ultramarina, este livro cruza as perspetivas social, política e militar da carreira do fidalgo com as dinâmicas do Reino, da Europa, do Estado da Índia e do Norte de África. Buscando os antecedentes da carreira de D. Luís, através da reconstrução da estratégia social e cortesã da sua Casa, e recorrendo a documentação de variada origem torna-se possível contextualizar devidamente as diferentes etapas da sua carreira desde as aprendizagens asiáticas, passando por Muhlberg às fases mais conhecidas da sua carreira. Estudam-se ainda as origens do mito em torno de Ataíde e destrinça-se entre a História e o mito associado à figura.

 

Não esquecendo estes diferentes planos o livro procura, assim, responder a duas interrogações fundamentais: De que forma a resposta às principais interrogações relativas à carreira de D. Luís permitem entender as dinâmicas do Reino e do Império nos reinados de D. Sebastião e D. Henrique e mitigar a ideia de declínio associada ao período? Qual a real importância da ação governativa de Ataíde enquanto protagonista do Reino e do Império no seu tempo?

 

O Autor

 

Nuno Vila-Santa (1984, Lisboa) é Investigador Integrado no CHAM – Centro de História d’Aquém e d’Além Mar. Efetuou o seu percurso académico na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa onde se licenciou em História, com especialização em História da Ásia. Elaborou diversos artigos biográficos sobre figuras da Expansão, com especial destaque para os vice-reis e governadores da Índia no período 1550-1640, para a “Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa”. Na sequência, editou a sua dissertação de mestrado pelo CHAM em colaboração com a FCT (“D. Afonso de Noronha, vice-rei da Índia: Perspectivas Políticas do Reino e do Império em meados de Quinhentos”), publicou artigos sobre a Índia no terceiro quartel de Quinhentos e dedicou-se ao estudo de “case studies” sociais com impacto na abordagem da História do Reino e do Império, participando em diversos projetos e colóquios nacionais e estrangeiros. É atualmente bolseiro de pós-doutoramento do CHAM com um projeto sobre o governador da Índia Francisco Barreto (1555-1558).

 

Jornadas Europeias do Património 2015

 

Como em anos anteriores, o Município de Peniche respondeu ao convite da Direção-Geral do Património Cultural para participação nas Jornadas Europeias do Património, propondo, a par da apresentação desta obra, duas outras atividades:

  • Abertura da Exposição "Os nossos retratos – do trabalho e do lazer", no dia 25 de setembro, pelas 16h00, no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia. Mostra fotográfica que decorre de projetos participativos que envolveram a comunidade da freguesia de Atouguia da Baleia, com levantamento de espólio, memórias e recolhas várias, que vem sendo feita desde 2010 com o projeto “Inventário Participativo do Património Cultural” - www.cm-peniche.pt/Os-Nossos-Retratos-em-Exposicao-no-Centro-Interpretativo-de-Atouguia-da-Baleia
  •  
  • Rota das Igrejas do Concelho de Peniche – Este itinerário pelo património religioso permite a visitação de vários templos do concelho. Mais informações disponíveis em www.cm-peniche.pt/RotaIgrejas_concelhopeniche
  •  

De entrada livre, estas são iniciativas a não perder!



Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:13:05

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...