Prelúdio à festa "Kola San Jon" no Rossio, Lisboa

 

No dia 12 de junho, a baixa de Lisboa teve animação de rua, dinamizada pelo grupo de artistas da Associação Cultural Moinho da Juventude.

 

Entre bombos, apitos, dança e coreografias, conseguiram captar a atenção e os telemóveis de quem passava para fazer o registo desta animação cultural.

 

Esta animação é um prelúdio à celebração Kola San Jon de periodicidade anual celebrada a 25 de junho, onde estes elementos do Grupo Cultural Kola San Jon da Associação Cultural Moinho da Juventude têm a sua actividade em clima de grande festa.

 

A Associação Cultural Moinho da Juventude está localizada no bairro do Alto da Cova da Moura na Amadora e centraliza este património da cultura de Cabo Verde, principalmente oriundo das ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau.

 

A Associação tem 38 anos de existência e o grupo Kola San Jon tem 31, já tem elementos que atravessam três gerações, em que a energia dos mais novos aos mais velhos é enorme, produzindo peças de grande beleza.

 

No Rossio, em Lisboa, estiveram 40 elementos do Grupo Cultural Kola San Jon, sendo dos quais 10 tambores, 2 cestos, 1 barco, 3 bandeiras e as respectivas bailarinas.

 

É de notar que o grupo Kola San Jon é considerado Património Cultural Imaterial em Portugal.

 

O seu sucesso vai levar desde as animações na celebração de 25 de junho como ao Rock in Rio no dia 26 de junho.

 

Para ter mais contacto com a Associação e o seu trabalho, pode encontrar mais detalhes no seu site como no Facebook do Moinho da Juventude. A Associação não tem só a parte recreativa e cultural, mas também tem a componente de solidária em prol dos pedidos de necessidades que lhes chegam.

 
Texto e Fotos: Pedro MF Mestre

 

 

clique na imagem para visualizar mais imagens

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...