SEIXALÍADAS - 25 ANOS de DESPORTO para TODOS
Apresentação do Livro e Hino

---------------------------------
O Clube Recreativo da Cruz de Pau recebeu este fim de semana no seu auditório, o lançamento de um livro que muitos desportista gostariam de o ter na sua prateleira depois de o terem lido; trata-se do livro SEIXALÍADA - 25 anos de Desporto para Todos, que retrata ao pormenor todas as edições desta competição desde a sua inauguração a 18 de Setembro de 1982, envolvendo nessa época 1340 atletas distribuídos por 13 modalidades.

Presentes no lançamento deste livro, estiverem o Presidente da C.M.Seixal, autarcas, dirigentes associativos, atletas, convidados de diversos sectores da vida seixalense, e público em geral.

A mesa era constituída por Odete Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de Amora, que deu as boas-vindas aos presentes nesta cerimónia (..... bem-vindos à Freguesia de Amora, bem-vindos principalmente ao lançamento deste livro, bem-vindos ao longo destes 25 anos á SEIXALíADA, obrigado! ), José Carlos Gomes, Presidente da Associação das Colectividades do Concelho do Seixal (.... é com muita satisfação, como dirigente associativo, ver que a Seixalíada cresceu de forma qualitativa e também quantitativa. Quero dar os meus parabéns a todos os que estiveram na feitura deste filme sobre todas as Seixalíadas, que podemos agora observar e que enaltece em muito o movimento associativo. A Seixalíada é uma bandeira que terá sempre que flutuar!)

Também fizeram parte da mesa, Melo de Carvalho, da Mobilidade, Equipamento Municipal e Desporto da C.M.S. e Alfredo Monteiro, Presidente da Autarquia, que a dado momento salientou que (..... este livro foi totalmente feito pela nossa Câmara, os nossos trabalhadores da secção gráfica estão de parabéns, pois o nosso livro da nossa Seixalíada, é feito por nós. Isto tem muito valor! Não é mais uma publicação, não, não é mais um livro para colocar apenas na estante, não , é isso sim, a nossa História, a História do Concelho do Seixal. A Seixalíada foi sempre uma Festa no Concelho do Seixal, foi sempre um encontro das pessoas, e está bem expresso neste livro essa história, vivida intensamente, vivida com muita paixão, construída por todos, e para todos. Valeu a pena fazer a SEIXALÍADA, valeu a pena lutar por ABRIL, vai valer a pena continuar esta Seixalíada da vida , por muitos e muitos anos!)

Antes desta cerimónia foi projectado o filme que recorda os 25 anos deste acontecimento desportivo.

Quanto ao livro agora apresentado, e com uma edição de 2000 exemplares, foram muitas as figuras conhecidas que quiseram contribuir com os seus testemunhos para o engrandecimento da publicação, como por exemplo, Eufrázio Filipe, José Carlos Pinto ( não o autor desta crónica), Vicente Moura,
Ana Bergano, Luís Boa-Morte, A. Melo de Carvalho, Joaquim Maia, Carla Sacramento, Vitor Pereira, Susana Feitor, Alberto Chaíça, e tantos, tantos outros.

Antes do final foi apresentada a vencedora do Hino da Seixalíada, Cristina Videira, cuja canção foi interpretada por Joanas do Grupo Jotas.

A todos os presentes na cerimónia, foram entregues exemplares do livro, e o convite para um "moscatel" preparado para o efeito.


José Carlos Pinto