SOB O ASTRO MUDO

 

A prova de “sprint” tem lugar no centro histórico de Nisa. Com a chegada da noite os orientistas vão tomando de assalto a Praça da República, quebrando a pacatez do lugar. Estão ansiosos por entrar novamente em acção, agora que retemperaram forças da dura etapa de há poucas horas atrás.

  

“Venha a maré-cheia duma ideia para nos empurrar.” Ao trazer a 2.ª etapa do Norte Alentejano O’Meeting para um percurso urbano, a Organização alcança um duplo propósito. Por um lado, demonstrando que a prática da modalidade se pode generalizar a todo o tipo de espaços. E depois, trazendo a Orientação até bem próximo das pessoas, fazendo-as coabitar um mesmo espaço de competição e emotividade, dando-lhes a possibilidade de vivenciar o carácter saudável e lúdico da modalidade, praticamente sem saírem de casa.

  

À medida que os orientistas vão partindo, as correrias desenfreadas assentam arraiais nas praças e nas ruas. “Anda alguém pela noite de breu à procura.” A população assiste perplexa ao corropio constante daqueles seres algo bizarros, de lanterna na cabeça e mapa na mão. A humidade da noite torna mais escorregadio o empedrado piso e uma ou outra escorregadela mais aparatosa faz elevar o tom das exclamações. A orientação chegou à vila, está viva e recomenda-se.

  

“Enquanto há força.” Numa prova rápida como esta, qualquer deslize poderá ser fatal. A distância é variável de acordo com o escalão, sendo de 3.300 metros e 2.800 metros, respectivamente, para as elites masculina e feminina. Oystein Osterbo (Noruega) demonstra por que motivo é um dos melhores orientistas do mundo, vencendo num extraordinário tempo de 14m43s. Pena foi que tivesse abdicado da vitória no Meeting com aquele “passeio” da parte da manhã. Por outro lado, os dois primeiros classificados da etapa 1 – o búlgaro Kiril Nikolov (Al. Logistics Sofia) e Anders Nordberg (Noruega) - abdicam da sua participação no “sprint” nocturno e deixam o caminho aberto aos “segundos planos”.

  

Ionut Zinca, o orientista romeno que representa o Grupo Desportivo 4 Caminhos, alcança a 2.ª posição com 15m13s, enquanto o britânico Neil Northrop (SYO) viria a classificar-se na 3.ª posição a 1m04s do vencedor. Tiago Aires (CPOC) volta a ser o nosso melhor representante, classificando-se na 19.ª posição com 18m29s. Começa-se a desenhar uma luta interessante pela vitória neste Norte Alentejano O’Meeting entre Ionut Zinca e Neil Northrop, com o 3.º classificado da manhã, o também britânico Oli Johnson (VSOK) e o finlandês Timo Saarinen (Tampereen Pyrinto) a intrometerem-se igualmente na contenda. “Só olho por olho e dente por dente vale.” A última etapa encarregar-se-á de desfazer as dúvidas. 

 

Nas senhoras, a britânica Aisslin Austin (CLOK) foi a grande vencedora com o tempo de 18m38s, redimindo-se da 10.ª posição da etapa da manhã. “Eu fui ver o meu benzinho.” Maria Sá colocou o Grupo Desportivo 4 Caminhos de novo no pódio, graças ao seu extraordinário 2.º lugar em 18m43s. Com mais 2 segundos, viria a concluir a finlandesa Sofia Haajanen (SK Pohjantahti). À semelhança dos homens, também a vencedora da manhã, a finlandesa Maria Rantaala (AngA), não participou na prova de “sprint”. Tal como Lene Moe (Noruega) e a finlandesa Sanna Heinonen (AngA), 3.ª e 4.ª classificadas, respectivamente, na etapa 1. Tudo em aberto, pois, para a prova de distância média, no último dia, nas Termas da Fadagosa.

  

No final, o Cine-Teatro de Nisa acolherá a entrega de prémios. Os pódios destinados a todos os escalões e ambos os sexos vão-se repetindo a um ritmo alucinante. A razão é só uma: há uma ceia à espera de todos no Mercado, oferecida pela autarquia. Entre o Cine-Teatro e o Mercado Municipal, o “cortejo” forma-se atrás do Grupo de Bombos de Nisa, numa arruada que toma conta de tudo e de todos. Depois, foi ver toda a gente entusiasmada a dar ao dente, deliciando-se com um saboroso caldo verde e empenhada em dar cabo o mais rapidamente possível dum soberbo e suculento “porco no espeto”. “Eles comem tudo e não deixam nada”.

  

 

 

JOAQUIM MARGARIDO