16º Grande Prémio Museu Ferroviário

 

Entroncamento. Terra de comboios e de fenómenos. Nabos gigantes e porcos com dois rabos é o que me vem à memória ao falar em Entroncamento.

 

 

Mas também se corre ali. Hoje participei no 16º Grande Prémio Museu Ferroviário, prova de 10 km, organizada pelo Grupo Desportivo dos Ferroviários do Entroncamento com o apoio da Câmara Municipal do Entroncamento e das juntas de freguesia de São João Baptista e Nossa Senhora de Fátima, e ainda da Refer, prova esta que conseguiu ter à chegada cerca de 559 atletas.

 

Hoje o fenómeno ali devo ter sido eu sentir-me bem e feliz, pois toda a organização esteve suficiente e naturalmente bem, desde as inscrições feitas singelamente através do telefone, a um custo sensato para o que foi oferecido, passando pelo levantamento dos dorsais, partida, trânsito cortado, beleza e sinalização de percurso, abastecimentos, chegada, classificações, balneários, entrega de prémios e estes últimos em si que eram um bonito medalhão e uma mais bonita t-shirt com um sugestivo conselho inscrito nas costas, até ao sentimento geral e constante de sermos bem vindos e melhor tratados.

 

 

E assim se correu no Entroncamento…Pela terceira vez enverguei a camisola do AFIS – Ovar e a transpirei como gosto. A prova é fácil. As muito ligeiras subidas e descidas não se teriam notado se eu estivesse um nadinha melhor preparada. O Sol fez-se sentir nas ruas mais abrigadas pelas casas e pelas gentes que aplaudiam, e a brisa fresca e algumas sombras nos refrescaram também.

 

Correr paralelamente à linha do comboio faz-me sentir em viagem. Sempre. Para algum lado. O cheiro característico das linhas do comboio que não sei definir mas que identifico nitidamente recorda-me onde estou e transporta-me para outros tempos e lugares.

 

A frescura da passagem junto à água, encobertos e ladeados pela verdura, pisando terra molhada e o intenso cheiro a húmus transportam-nos também para outras paragens.

 

A água que nos é ofertada em dois abastecimentos em gestos cuidados e generosos também nos ajuda.

 

E assim, de passo em passo somos levados. De olhar em olhar, de sorriso em sorriso, de prédios e casas e de palavras amigas da boca de quem não conhecemos, fomos levados. De mão em mão, por essas ruas e estradas e ruelas e chegamos à meta. 

 

Assim cheguei à meta com 55m17s (10 km) feliz e contente. Obrigada Entroncamento.

 

 

 

ANA PEREIRA