Leonel
Fernandes e Alexandra Loureiro Campeões Regionais de Corta Mato
Disputou-se, sábado, 10 de Fevereiro, na praia fluvial de Cardielos, o Campeonato Regional de Corta Mato Longo da Associação de Atletismo de Viana do Castelo. Nesta prova, que permitiu atribuir os títulos regionais, individuais e colectivos, na disciplina de corta-mato da época de 2006-2007, participaram cerca de uma centena de atletas, divididos pelos vários escalões em competição (de infantis a seniores).
Realizada num dia em que o vento, e a espaços a chuva, fizeram questão de marcar presença, acrescentando dificuldades naturais às que o traçado e obstáculos erigidos tinham já garantido exigir, a prova decorreu a partir das 14h30 e só terminou após as 17h30, depois de terem sido dado as sete partidas previstas no programa.
A primeira vencedora do dia foi Raquel Machado, dos Arcos de Valdevez que no escalão de infantis femininos se superiorizou nos últimos metros à sua companheira de clube, Viviana Ventura. No mesmo escalão mas em masculinos Guilherme Rodrigues, do Mazarefes, manteve a veia vencedora e somou mais um título regional ao seu palmarés.

No escalão de iniciados confirmaram-se as expectativas e Fiona Fernandes, do Afifense, e João Ramos, dos Arcos de Valdevez venceram com naturalidade as suas provas.
Em juvenis foram dois atletas dos Arcos de Valdevez que venceram. Em femininos, Maria Gonçalves e em masculinos Igor Esteves que confirmando as boas prestações das últimas provas do circuito acabou por vencer num escalão muito competitivo.
Em juniores Joana Gomes dos Arcos de Valdevez e Nuno Vieites do Olímpico Vianense foram os primeiros classificados e Carmindo Soares dos Cyclones-Sanitop venceu em veteranos masculinos.
Nas provas de seniores, Alexandra Loureiro, dos Arcos de Valdevez, manteve afastadas as suas competidores directas, vencendo destacada, e na de masculinos, dois atletas dos Cyclones-Sanitop, decidiram nos últimos metros, na recta que antecedia a meta, a classificação final, tendo Leonel Fernandes cortado a meta em primeiro lugar para se sagrar campeão regional de corta mato da época 2006/2007.
Em
termos colectivos os Cyclones conquistaram três dos títulos em discussão, o de
infantis, o de iniciados e, o mais apetecido, o de seniores masculinos. O
Olímpico Vianense ganhou os dois títulos de juvenis, e o Clube Natação e Cultura
de Coura e o Centro de Atletismo dos Arcos de Valdevez venceram,
respectivamente, os escalões de iniciados femininos e o de juniores femininos.
Uma nota final de satisfação pela forma como a preparação do espaço foi levada a cabo pelo clube organizador, Cyclones-Sanitop, que permitiu, apesar de as condições meteorológicas não terem sido as ideais, competir e assistir a uma boa jornada neste tipo de modalidade.
Quadro geral dos vencedores do Campeonato Regional de Corta-Mato
|
Escalão |
Sexo |
Distância |
Posição |
Nome |
Clube |
Tempo |
|
Infantis |
Fem. |
2000m |
1ª - |
Raquel Machado |
CA Arcos Valdevez |
7:39 |
|
Masc. |
2000m |
1º - |
Guilherme Rodrigues |
CA Mazarefes |
6:33 |
|
|
Iniciados |
Fem. |
2500m |
1ª - |
Fiona Fernandes |
AD Afifense |
11:14 |
|
Masc. |
3000m |
1º - |
João Ramos |
CA Arcos Valdevez |
13:30 |
|
|
Juvenis |
Fem. |
3000m |
1ª - |
Maria Gonçalves |
CA Arcos Valdevez |
12:29 |
|
Masc. |
4000m |
1º - |
Igor Esteves |
CA Arcos Valdevez |
15:14 |
|
|
Juniores |
Fem. |
4500m |
1ª - |
Joana Gomes |
CA Arcos Valdevez |
24:08 |
|
Masc. |
8000m |
1º - |
Nuno Vieites |
CA Olímpico Vianense |
27:44 |
|
|
Veteranos |
Masc. |
8000m |
1º - |
Carmindo Soares |
Cyclones Sanitop |
28:18 |
|
Seniores |
Fem. |
6000m |
1ª - |
Alexandra Loureiro |
CA Arcos Valdevez |
27:05 |
|
2ª - |
Joana Gonçalves |
GJ Vila de Punhe |
28:01 |
|||
|
3ª - |
Carina Rocha |
CA Mazarefes |
29:04 |
|||
|
Seniores |
Masc. |
10000m |
1º - |
Leonel Fernandes |
Cyclones Sanitop |
32:16 |
|
2º - |
José Moreira |
Cyclones Sanitop |
32:19 |
|||
|
3º - |
Marco Morgado |
CA Olímpico Vianense |
33:08 |
