No fim de semana de 14 e 15 de Julho, a Escola de Voo de Santiago do Cacém organizou o 3º Raide do Cercal, simultaneamente 2º Encontro Ibérico de Paramotores.

 

Este evento teve o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e das Juntas de Freguesia do Cercal e de Vila Nova de Santo André.

 

Liderada por José Boieiro, a equipa da Organização ia recebendo as inscrições, dando indicações úteis e, acima de tudo, distribuindo simpatia.

 

Sorte tem a Escola de Voo em contar nas suas fileiras com pessoas como a Nilza e com o grupo de alunos que entusiasticamente colaboraram neste evento.

 

Espantoso é o facto de, por apenas 25 euros,  o piloto (e 1 acompanhante) receber em troca alojamento (em residencial de 3 estrelas, com tv e banho privativo), jantar, pequeno almoço reforçado, almoço, camisola do evento, azulejo de artesanato alusivo, lembranças regionais etc…

 

Muitas Organizações, das mais variadas modalidades, deviam aprender como se organiza ( e bem) um evento.

 

Na tarde de sábado o Sol brilhava, mas o vento (fundamental nestas coisas da aeronáutica), soprava forte o que levou a que o convívio de fosse realizando em terra.

 

Por volta das 19H00, finalmente, os pilotos levantaram para umas voltas de treino, o que, mais uma vez,  permitiu ver o colorido das suas asas nos céus alentejanos.

 

O jantar, servido na Escola Primária, foi seguido de um espectáculo “amador” com a presença de fadistas, que permitiram que os muitos espanhóis presentes “descobrissem” não só o Fado de Lisboa, mas também o de Coimbra.

 

A encerrar a noite, o Presidente da Junta de Freguesia do Cercal, ofereceu mel da região em bonitos potes de olaria artesanal, para além de publicações de divulgação da região.

 

A manhã de Domingo revelou que o S. Pedro anda “algo zangado” e pelas 7H00, além de muito nevoeiro, chovia.

 

Como a segurança é fundamental, e a meteorologia não deixava voar em perfeitas condições, a partida para o Raide foi sendo atrasada, até que fosse possível “levantar”.

 

Finalmente, o tempo “abriu” um pouco, o que levou a que José Boieiro decidisse “voar”.

 

Foi ele quem deu o exemplo, e após algumas tentativas, lá seguiu em direcção a  Vila Nova de Santo André (local da aterragem).

 

Depois foi vê-los, um a um ou em grupos, levantarem, darem umas voltas sobre o campo base e seguirem o seu destino.

 

Alguns dos pilotos optaram por não cumprirem todo o trajecto previsto, dando algumas voltas e regressando à base, seguindo depois de carro para o local de aterragem.

 

Com a chegada (em segurança) de todos, finalmente o Sol, apareceu, o que contribuiu para o sucesso do pic-nic, servido num pinhal, junto à Junta de Freguesia, cujo Presidente ofereceu a todos os presentes camisolas alusivas às Festas da Cidade de Vila Nova de Santo André.

 

As sardinhas, as febras e as entremeadas, servidas com aquele pão alentejano ficarão na memória de todos aqueles que participaram neste 3º Raide do Cercal.

 

Após o almoço, foi “hora da despedida”, com a partida de todos, rumo aos seus destinos, e tempo de José Boieiro e toda a sua equipa finalmente descansar.

 

A Organização está de parabéns, foi um sucesso, e estamos certos que, na próxima edição, todos lá estaremos.

 

CARLOS VIANA RODRIGUES

 

Veja as fotos no álbum deste site  -  mais informações sobre a modalidade em www.escoladevoo.com