Viva Saudável, Viva o Atletismo!
“O Desporto é uma salutar forma de convivência e comunicação” uma verdade inegável, que corre no cabeçalho do site de Associação de Atletismo de Lisboa.
De facto o Atletismo é uma das modalidades desportivas mais saudável, comparativamente a outras, em que o contacto físico é inevitável e o risco das lesões mais elevado.
Como mãe e fisioterapeuta estou muito feliz, por meus filhos terem optado pela prática de atletismo.
Como encarregada de educação responsável e atenta, sigo a par e passos o crescimento dos meus filhos e tenho notado que o atletismo tem lhes ajudado.
Mais forte física e psicologicamente, com maior poder de concentração e auto disciplina. Apesar de despender várias horas diárias no treino e sem descanso nos fins de semanas têm conseguido manter e muitas vezes melhorar o desempenho académico.
Os jovens competem entre si num ambiente de fairplay e de camaradagem, indiferente das rivalidades do mundo dos clubes e dos adultos.
Tenho que agradecer a todos aqueles que tem contribuído para a manutenção e desenvolvimento desta modalidade.
Por fim queria dirigir uma palavra de encorajamento aos Senhores Dirigentes da Federação Portuguesa de Atletismo pelo seu esforço de representar bem o Atletismo Português organizando eventos de escala nacional e internacional.
Desejo-vos as maiores venturas e que o incidente que manchou o Campeonato Nacional de Sub-23 no passado fim de semana 9 e 10 de Fevereiro na Nave de Espinho não passe de um caso isolado. Porque ao atribuir medalhas para atletas estrangeiros, ignorando o regulamento publicado no site de FPA, só serviu para confundir os atletas que à partida sabiam que mesmo ganhando não teriam o direito de receber as medalhas, nem o título; retirou a alegria dos outros que apesar de não ter chegado primeiro à meta não deixam de ser os primeiros atletas portugueses naquelas provas.
Com este acto irreflectido manchou o bom nome da federação, destruiu o espírito de desportivismo e deixou o mal-estar substituir a camaradagem de vários jovens envolvidos.
O autor desta confusão assobia para os lados e a vida continua?
Viva a competência, Viva o Atletismo!
Caldas da Rainha, 14 de Fevereiro de 2008
Teresinha Marques Noronha